quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pablo, A Censura e Um Sonho



Quem lê os dois últimos textos (os únicos de 2015) onde falo sobre a expectativa dos shows, percebe facilmente que algo sublime pode estar por rolar.

Volto no tempo e percebo que algo se repetiu – Em um dos textos cito o meu egoísmo doentio que senti em 2005, quando ao pensar que não poderia se descolar a outra cidade para acompanhar um show do Pearl Jam no Brasil, torcia para os rumores sobre possíveis turnês fossem furada total.

Após os shows solo do Eddie (2014), torci abertamente que a turnê do PJ demorasse um pouco mais. Os shows foram inesquecíveis, mesmo com a falta que o Pablo fez ali. Nós já tínhamos imaginado o Pablo conosco naqueles shows, mas a censura impediu... e foi a partir daquela sensação que pensamos como seria 'complicado' assistir a um show do Pearl Jam (ou Ed) sem o Pablo ao lado.

Na época - do show do Eddie  - o Artur tinha 6 anos. A censura no show: 8

Veio o anuncio da turnê 2015. Nas redes sociais era fácil ver amigos que vão aos shows já comprando as passagens aéreas aproveitando os 8 meses (o anuncio oficial foi em Março. Os show em Novembro) de antecedência para pagar um valor bem mais em conta. 
Optamos por aguardar e ver qual seria a censura.
Imagina aí Eu e Adelana comprando passagens e no fim das contas a censura estar liberada?


De toda a turnê na America Latina, Brasil e Argentina foram os últimos países a começar as vendas. Foram também os últimos a mostrar os detalhes dos shows (como valores, por exemplo). Entre o anúncio e o início das vendas (2 meses), enviei um e-mail para o site oficial do Pearl Jam, os perguntei sobre a censura no Brasil (nessa época já tinha visto que no México era 6 anos), a resposta um tanto vaga, falaram que isso era determinado por cada país. Em Maio (que foi o mês prometido para informações sobre as vendas no Brasil) resolvi enviar novamente a pergunta e dessa vez os pedi que me dissessem a censura. E eles me responderam: 10 anos, acompanhado pelos pais.

Pablo em novembro terá 8 anos.
Por coincidência, dias atrás ele me perguntou qual era a idade permitida para ir nos shows do Pearl Jam. Eu já sabia, mas preferi falar que não sabia.

Não entendo como é determinado a censura. Sério mesmo. Acho que depende de vários fatores, claro, mas esses fatores seguem umas regras sem sentido, que acabam penalizando alguns. Imagino um show em uma área aberta, como o Rock In Rio (que tem censura bem baixa) ou Lollapalooza (censura livre), acredito que nesses, por ser lugar aberto (sem arquibancada), deve ter sim uma censura maior. Porém, não me entra na cabeça a ideia que um show, em um estádio, desses de Copa do Mundo, não pode abrigar crianças na arquibancada. Veta a venda para a pista e deixa as crianças na arquibancada!

Eis que abro um site qualquer e vejo que a justiça tá tentando vetar shows de um MC que ainda é uma criança e que as letras de suas músicas mostram cenários sexuais, passo os olhos na matéria e vejo que tem também uma garotinha MC que está passando pelo mesmo problema. Bom... no meu entender, isso era pra ser proibido logo de cara. Sinceramente os fatores, as regras, os pesos e as medidas são descabidas.

Enfim...
O sonho de levar o Pablo aos shows estava adiado.
Veio a pré-venda para os membros do fã clube. Compramos. Vamos a 4 cidades, vou então realizar o sonho que tinha desde a turnê de 2005: ir a vários shows seguidos. Dessa vez não passou pela nossa cabeça ir a outro país.
E enfim estava – não totalmente - feliz com tudo isso.

Um dia após o início da pré-venda sento em frente ao PC e vou olhar comentários das pessoas que estavam comprando os ingressos, alguns ‘exculhambavam’ os valores da tal ‘taxa de conveniência’, outros falavam dos ingressos, outros que o site de venda vivia caindo, bla, bla, bla...
Eis que abro a pré-venda do show na Argentina. Olho a censura. Olho de novo. Fico refazendo a leitura que não cabia em minha cabeça. Joguei a frase no ‘Google Tradutor’ para ver se não estava enganado, mas era aquilo mesmo que estava vendo. A censura em Buenos Aires para o show do Pearl Jam é maior de 1 (!) ano. E a partir de 3 anos já paga.

O que fazer?

Botei a cabeça para pensar, fiquei imaginando no possível e no impossível. No que passei/senti durante os shows do Eddie em São Paulo. Na falta que o Artur nos fez nos passeios pela própria Buenos Aires em 2013 e por São Paulo em 2014.
Lembrei que os ingressos para São Paulo, Brasilia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro (aqui, talvez a maior expectativa: show no Maracanã!) já estavam comprados e não teria onde deixar o Pablo caso ele fosse também...

Os prós.
Os contras.

Percebi que Eu estava - Enfim! - extremamente feliz ao pensar nos ‘Prós’. E vi uma luz no fim do túnel. 

Acho que existe uma porta aberta para viver um dos maiores momentos da minha vida. Graças a Deus.

Pablo Artur vai ao show em Buenos Aires.
Nós vamos!


Como resolvi os ‘Contras’????
Teremos que vender os ingressos de Belo Horizonte e o sonho de ver um show no Maracanã.
A turnê começa por Buenos Aires, em seguida, São Paulo... A Adelana não vai ao show e fica com o Pablo. O show seguinte é em Brasilia, e lá o Pablo fica com a Tia da Adelana.


Amanhã, dia 28 de Maio começa a Terceira fase de vendas para o show da Argentina. Torçam por nós, pois vamos tentar comprar 3 :)

Até lá!



Video de 2009...




Update 1: Veio o dia 28 de Maio, mas tivemos problemas com o site de venda e o cartão. resumo da ópera: estamos por enquanto sem o cartão para comprar. Aguardamos cenas dos próximos capítulos...

Update 2: (Dia 29) Vendi os ingressos do Rio. Compradores: um casal da Itália que vem ver os shows no Brasil \o/

Update 3: Primeiros dias de Junho - Seguimos com problema bizonho no cartão. Danilo (e uma outra amiga que também vai a Buenos Aires) tentou comprar os nossos ingressos, mas não conseguiram :(

Uptade da Alegria:  Na tarde de 5 de Junho, Danilo conseguiu comprar os nossos 3 ingressos. O Dele já já estava garantido :) \o/ \,,/ o_0 









Leia tambem:
Pablo e a Censura







Nenhum comentário:

Postar um comentário