segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Santa Maria, RS


Acordei no Domingo, e as primeiras noticias que vi no Twitter eram sobre a tragédia na cidade Santa Maria, do Rio Grande do Sul, onde mais de 200 jovens morreram após uma boate pegar fogo. Quando vejo algo assim, a primeira coisa que me vem à mente é imaginar (ou tentar) como foi desesperador o último momento dos que estavam lá e tentaram salvar a própria vida. Após imaginar algo tão angustiante, me toquei que essa tragédia com os gaúchos pode sim se repetir com qualquer um de nós.

Quando resolvi deixar registrado aqui o que aconteceu em Santa Maria, lembrei de imediato o que aconteceu no Festival Roskilde de 2000, na Dinamarca, quando 9 pessoas morreram esmagadas durante o show do Pearl Jam.



O desespero dos do que se foram. A dor dos que ficam.
Deus os ajude.



"Lost 9 friends we'll never know..." (Love Boat Captain)




domingo, 27 de janeiro de 2013

Vitalogy, o livro.


Por regra, o livro é melhor que o filme. E quando um disco é baseado num livro? A regra inverte-se. É pelo menos esse o caso de "Vitalogy", o terceiro álbum dos Pearl Jam (1994). O nome do disco, o livrete e a capa são inspirados nesta espécie de antologia de tudo o que era crendice e superstição misturada com factos dados como "verdades científicas" em 1899. 
"Vitalogy", o livro, contém avisos sobre os efeitos nefastos da autopoluição (isto é, masturbação), aconselha a não casar com mulheres de narinas pequenas (sinal de pulmões minúsculos e pouca saúde) e diz-nos porque é errado cuspir no chão ("a saliva que mandamos hoje para o chão pode ser-nos útil amanhã").Eddie Vedder, vocalista dos Pearl Jam, encontrou este livro - que no original tinha mais de mil páginas e era vendido em feiras e mercados - numa venda de garagem e ficou apaixonado pelos desenhos. A mensagem anacrónica e ingénua também captou a atenção de Vedder, que decidiu dar o título ao álbum, até então chamado "Life", e usar partes no livrete. Resultaria daqui a emblemática imagem final do terceiro disco da banda de Seattle e uma fonte de confusão para os fãs de Pearl Jam. No site Amazon.com um comprador insatisfeito exclama em forma de aviso que aquele livro "é um roubo, não tem nada a ver com os Pearl Jam". E nunca teve.

O livro, publicado pela primeira vez em Portugal pela Bertrand numa versão muito editada, serve hoje como janela para um passado de hábitos de saúde e relacionamentos ultrapassados - ou absurdos. Ou ambos. Vejamos o que diz o Dr. EH Ruddock, o mais repetido de todos os médicos apócrifos de "Vitalogy" sobre a calvície: "Previne-se depois de lavagens regulares com sabão verde francês ou alemão". O que quer que isso seja.

Fonte: ionline





sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Filme viagem


Com a aproximação da data do(s) show(s) e da alegria em viver breves dias de férias em terras desconhecidas, faz com que a empolgação da espera por tudo que vem por aí cresça da mais bela forma, esculpida muita bem por sites de informações sobre o destino escolhido e principalmente por imagens/vídeos dos lugares que sonhamos em estar.
Deixando o bla, bla, bla de lado e voltando ao mundo Jammer, tenho aqui duas dicas de filmes – com trilhas sonoras interessantes – para vocês.

Uma dos filmes é o ‘Comer, Rezar, Amar’, com Julia Roberts.
Bom, não vou aqui falar sobre o filme e a história/mensagem que ele quer passar, mas sim falar sobre que o personagem principal está de férias, andando – quase – sem destino por países, alguns deles que ele (no caso, ‘ela’) nunca havia ido e sem ninguém por lá como amigo, apenas conhecido.

O outro é o ‘Na Natureza Selvagem’, com Emile Hirsch.
Aqui também não vou citar o enredo do filme, apenas dizer que há belas paisagens durante o longa.

Os dois filmes com belas canções (se é que você me entende) e paisagens idem.
Vale a pena ver.





Para assistir 'Na Natureza Selvagem', clique nesse link do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Hg16glEE4bE
Não achei 'Comer, Rezar, Amar' completo na web:(




quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Um teto em São Paulo


Hospedagem em Sampa: Ok!
Oh loco meu!




Cantar e Pular


Tava pensando no show na Argentina, daí lembrei de casos e relatos sobre a plateia de lá que vai ao absurdo da loucura, e por uma daquelas coincidências felizes, tava olhando no Youtube alguns vídeos e me deparei com o show – completo – do Pearl Jam em Buenos Aires de 2011. Então que começo a clicar aleatório em algumas passagens do vídeo (mais de duas horas e meia) e me deparo com o que acontece entre os minutos de 27:20 até 28:26. A plateia toma de assalto o show e começa a cantar e pular como se fossem obrigados severamente e que aquilo seria a ultima coisas que eles teriam que obedecer. Da pra perceber, pelo som, que a banda iria começar normalmente a musica seguinte, mas eles param e ficam observando aquilo tudo.

Continuo a olhar o show, e eis que no final, durante uma das ultimas musicas, a plateia mais uma vez toma de conta da festa, e dessa vez emendam 3 minutos (ou seriam 5?) a cantar e pular, sendo que agora  a obrigação foi ao limite. Antes dos 3 minutos sozinhos eles cantam junto a banda o tradicional ‘tchururutchururu’ no final de Black.
Após a música eles começam com o carimbado ‘olé olé olá...’ e depois partem para uma canção que não consegui identificar (deve ser algo da Argentina) o que eles dizem, mas que com certeza espero que eles repitam no dia 3 de Abril. Não vou ter a mínima noção do que estarei – tentando – cantar, mas vou cantar. E pular.



Caso queira ver a tal parte do show que cito no texto, clica nesse link do Youtube - http://www.youtu.be/fI4_LZL_0XM?t=2h1m35s - e você será direcionado para a pagina do Youtube e o vídeo irá começar justamente no tempo correto.

Abaixo o vídeo completo:











terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ingressos, Lollapalooza 2013


Já que aproveitei o dia para atualizar de vez o blog, lembrei de algo muito importante no processo medieval da espera e chegada até o ápice geral do contexto que esperamos: o ingresso!
Lindos!


























Chegaram no Sábado (20/01) ou Domingo, sei lá...o importante é que chegaram:)



Progamação do Lollapalooza Brasil 2013


Como que o que interessa realmente do festival é o dia 31 de Março, vou jogar aqui a programação dos horários das bandas e dos palcos, mais abaixo, na outra foto, o mapa do festival com informações e nomes dos palcos.

Sirva-se!


























2013


Já estamos em 2013 (Eeeeeeeeeee) e o blog a ver navios. 
Vamos mudar isso, ne?

Bom, muita coisa aconteceu e vem acontecendo (claro!). A organização do Lollapalooza Brasil divulgou a sequencia dos shows  e em qual palco cada banda irá tocar – com erros e acertos, obviamente.
Além disso, percebemos que além da parada total no blog, ficamos, por algumas semanas parados no tempo, e não procuramos a hospedagem em Sampa, por exemplo. Os ingressos em Buenos Aires ainda não estão comprados, mas isso, pelo menos eu, sabia que seria mais complicado.

Nos últimos dois dias tenho olhado bastante algum lugar, de preferencia barato, para ficar na capital paulista, na altura do campeonato, onde até o Eddie Velho já tem passagem comprada, achar um lugar próximo ao Jockey Clube (lugar do festival) tá sendo bem difícil.

Vamos seguindo o barco e aguardando cenas do próximo capitulo.